terça-feira, 29 de setembro de 2009

Núcleo celular



lide 1
Estrutura presente nas células eucarióticas, que coordena e comanda todas as funções celulares

Slide 2
Número e forma do núcleo Multinucleada (Célula muscular) Mononucleada (Leucócito) Binucleada (Paramécio) Anucleada (Hemácia)

Slide 3
Estruturas do núcleo Cromatina Composto por filamentos denominados cromossomos, que são constituídos por DNA.

Slide 4
Estruturas do núcleo Nucléolo Corpúsculo denso onde ocorre a síntese de RNA ribossômico.

Slide 5
Estruturas do núcleo Carioteca Membrana lipoprotéica que envolve o núcleo, ela se comunica com o retículo endoplasmático rugoso.

Slide 6
Estruturas do núcleo Poros Orifícios presentes na carioteca que permite as trocas de substâncias entre a membrana e o citoplasma.

Slide 7
Cromossomo, Gene e DNA Cromossomo é uma estrutura constituída por uma longa molécula de DNA onde estão inscritas as instruções para o funcionamento da célula, os genes. h​t​t​p​:​/​/​g​e​n​o​m​i​c​s​.​e​n​e​r​g​y​.​g​o​v​/​g​a​l​l​e​r​y​/​b​ a​s​i​c​_​g​e​n​o​m​i​c​s​/​g​a​l​l​e​r​y​-​0​1​.​h​t​m​l

Slide 8
Genes Os genes contém instruções para produzirem proteínas. As proteínas formadas atuam individualmente ou em complexos para atuarem em diversas funções celulares.

Slide 9
DNA – Ácido Desoxirribonucléico O DNA é constituído por duas cadeias enroladas uma sobre a outra, lembrando uma escada helicoidal (forma de hélice). As duas cadeias mantêm-se unidas por pontes de hidrogênio.

Slide 10
DNA – Ácido Desoxirribonucléico Fita dupla do DNA (Série dupla de nucleotídeos) Nucleotídeo Unidade estrutural do DNA A adenina sempre se liga à timina e a citosina à guanina.

Slide 11
Nucleotídeo do DNA Fosfato Desoxirribose (Pentose) Base nitrogenada Adenina - Timina Citosina - Guanina

Slide 12
Duplicação do DNA

Slide 13
Duplicação do DNA

Slide 14
Duplicação do DNA

Slide 15
RNA – Ácido Ribonucléico RNA Geralmente formadas por uma cadeia única que se enrola sobre si mesma.

Slide 16
Nucleotídeo do RNA Fosfato Ribose (Pentose) Base nitrogenada Adenina - Uracila Citosina - Guanina

Slide 17
Tipos de RNA RNA(m) – RNA mensageiro RNA(t) – RNA transportador RNA (r) – RNA ribossômico

Slide 18
RNA mensageiro Tipo de RNA que transcreve a mensagem do DNA. É formado por um filamento simples que contém várias seqüências de três bases nitrogenadas, sendo que cada conjunto se chama códon. A seqüência de códons determina a seqüência de aminoácidos da proteína.

Slide 19
RNA transportador Tipo de RNA que traduz a mensagem do RNA(m). É o menor RNA e tem formato de trevo. Em uma das pontas ocorre a ligação com o aminoácido. Na outra extremidade há uma seqüência de três bases nitrogenadas que reconhece o códon do RNA(m).

Slide 20
RNA ribossômico Ribossomo Ocorre associado a proteínas formando os ribossomos.